Conheci o EMDR – Eye Movement Desensitization and Reprocessig ainda no final da minha formação em psicologia e fiz a formação em EMDR desde 2001. Com isso, toda a minha prática terapêutica em Brasília foi acompanhada desse poderoso recurso. O EMDR é uma terapia moderna na qual o procedimento inclui a dessensibilização e o reprocessamento de situações traumáticas através de estímulos bilaterais cerebrais. Com esse instrumento, a psicologia pode trabalhar na cura de traumas. Certamente, nos últimos anos, a psicologia avançou muito em decorrência das pesquisas da neurociência, e o EMDR tem sido beneficiado por essas descobertas com resultados comprovadamente positivos no tratamento do trauma, com o incremento de imagens de atividades cerebrais, podendo assim comprovar a alterações neuroquímicas com o uso desse tratamento.

Tenho presenciado mudanças significativas com a utilização do EMDR com adultos e também com crianças e adolescentes. Como por exemplo, um caso de uma criança com sintomas de enurese noturna, que perdurava por vários anos, com o uso do EMDR, em algumas sessões o sintoma desapareceu. Certamente, o procedimento que com o adulto é estruturado com um protocolo básico a seguir, com a criança e feito de forma lúdica, criativa e muito mais ativa. Grandes avanços na resolução de situações traumáticas têm se dado graças à aplicação do EMDR.

Francine Shapiro, Phd, é americana, psicóloga e educadora. Em 1987 Francine caminhava no parque quando percebeu que seu olhos se movimentavam de um lado para outro e assim, suas memórias perturbadoras diminuiam. Curiosa, começou a pesquisar e em 1989 começou estudos controlados, com um protocolo de aplicação padrão, que inclui a imagem da situação traumática, a crença negativa, a crença positiva desejada, a emoção, o lugar no corpo e o nível de perturbação. Em 1991 trocou o nome para EMDR. Hoje a eficácia do EMDR é comprovada cientificamente para o TEPT – Transtorno do Estresse Pós-Traumático, mas ainda empiricamente comprovada para uma diversidade de queixas emocionais como medos excessivos, ansiedade, depressão, desempenho e outros.

Conheça mais sobre Shapiro e a história do EMDR em: http://www.emdr.com/francine- shapiro-ph-d.

Este vídeo, intitulado, Getting Past your Past, explica em mais detalhes como o EMDR é utilizado no tratamento de traumas.

https://www.youtube.com/watch?v=nylajeG6uFY