Com adolescentes maiores podemos utilizar recursos que utilizamos com os adultos como a sensopercepção, o trabalho corporal da Análise Bioenergética como o grounding, EMDR, SE, Brainspotting entre outros. Já com adolescentes mais novos o corpo é trabalhado por meio de brincadeira, desenhos, jogos e movimentos de forma lúdica. Outra técnica que utilizo é a Caixa de Areia (Sand Play Therapy), o cliente escolhe miniaturas e coloca na caixa de areia formando um cenário. Assim é possível representar a família, um sonho, situação com amigos, a escolha profissional, um conflito e outros. Como o trabalho é projetivo exige menos da fala direta. E muitos conteúdos simbólicos são selecionados espontaneamente, sem racionalização. Para alguns adolescentes é difícil conversar sobre o que sentem. A terapia lúdica e dinâmica possibilita a expressão dos conflitos por outra via. E assim muito sentem-se mais confortáveis com o processo. Até 18 anos os pais participam do processo terapêutico pois a mudança na conduta com o adolescente, em muito casos, é necessária para que esse melhore. A partir do 18 anos, um pouco antes ou depois dependendo da pessoa, o processo começa a ser mais centrado no adolescente para fortalecer sua autonomia e independência para que ele resolva os conflitos direto com os pais. Nesse momento o envolvimento dos pais na terapia diminui. Outros processos terapêuticos acontecem concomitantes a terapia do adolescente, como a Orientação Profissional ou a Preparação Psicológica para Intercâmbio, que é a opção de muitos, durante o ensino médio ou após a conclusão desse.

Na terapia do adolescente utilizo técnicas de tratamento de trauma como SE, EMDR e Brainspotting. Em alguns casos o adolescente traz uma situação traumática vivida. Mas muitas vezes as situações perturbadoras aparecem ao longo do processo. É muito comum que ele não tenha consciência que determinado fato de sua vida faz com que hoje tenha essas reações. Algumas situações são identificadas em sessão com os pais. Mas não é preciso saber o trauma para que seja trabalhado, as técnicas possibilitam trabalhar por outras vias, como por exemplo, a sensação, o sintoma atual. Situações comuns dessa fase podem ser vividas como perturbadoras: não ser convidado para uma festa, ficar sem grupo de amigos na escolas, não ser correspondido amorosamente. A adolescência é uma fase aonde o desafio é a definição de: Quem sou EU. E isso por si só pode ser fonte de muitos conflitos. Outras queixas comuns dessa idade como: ansiedade em prova, o famoso “dar branco”, dificuldade de apresentar trabalho em sala, fazer perguntas, desenvolver o potencial criativo tem resultados eficazes com o SE, EMDR e Brainspotting.

A Orientação Profissional é um processo longo e profundo. No qual é levantado por meio de teste e entrevistas os interesse, as aptidões e os raciocínios específicos que irão facilitar ou dificultar o exercício da profissão. O estilo de vida que a pessoa gostaria de ter e o que ela almeja com essa profissão são questões importante para pensar durante a escolha. As expectativas as vezes equivocada de cada profissão precisam ser desmistificadas. A pressão da família explícita ou não interferem na escolha. É preciso que o filho possa escolher com independência. Não corresponder às expectativas dos pais ou aquilo que eles imaginam ser o que o pai deseja para eles pode ser fonte de muito sofrimento. Será que seus pais continuarão o aceitando e amando caso escolha um caminho diferente? Esses conflitos emocionais precisam fazer parte do processo da escolha profissional pois interferem no resultado. O processo pode ser feito independente da terapia e dura em torno de 10 sessões. Veja mais informações em Serviço.

Durante a adolescência é comum que alguns adolescentes queiram fazer os programas de intercâmbio. Os programas curtos de férias para aprender inglês ou os programas de High School para fazer parte do Ensino Médio em outro país. Essa experiência pode ser muito rica mas é importante que a pessoa esteja preparada. A preparação psicológica é importante para que estejam mais seguros e ajustem as expectativas para se adaptar a vida em outro país. É possível também avaliar se é o momento para fazer esse programa se o adolescente está pronto. Veja mais informações em Serviço.

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