Viver em outro país aonde tudo é diferente pode ser desafiador. É muito importante esclarecer as expectativas e compreender as diferenças culturais para poder estar mais consciente da realidade. O intercâmbio bom ou ruim depende da forma como o intercambista vê as situações do dia a dia e lida com elas. É possível se preparar antes de partir para estar mais seguro.

Testemunhos

A Lydia foi fundamental para a nossa família quando resolvemos que iríamos nos mudar para o exterior. Meu filho adolescente estava rejeitando a ideia da mudança, pois não queria perder os amigos, ficar longe dos avós e primos, e mudar de escola. Foi quase um ano de preparação psicológica do meu filho, e que depois envolveu os outros membros da familia; para que a familia como um todo estivesse unida e disposta a enfrentar os novos desafios. O benefício deste preparo veio à tona quando nos mudamos. Apesar de ansiosos com a nova escola e nova morada, a surpresa foi que em menos de duas semanas estavam ja adaptados e felizes. Atribuo esta facilidade de transição e adaptação ao preparo psicológico com a Lydia.
Patrícia
Após decidirmos passar uma temporada no exterior, meus filhos, na época com 5, 7 e 9 anos de idade, ficaram inseguros e bem chateados com a ideia…e por essa razão, resolvemos pedir ajuda à Lydia a fim de que ela nos auxiliasse a lidar com essas dificuldades, principalmente diante da insatisfação das chd. Entretanto, logo na primeira consulta, chegamos a conclusão que a terapia nos ajudaria muito alem disso, pois desconhecíamos o quão abrangente seria essa enorme mudança na vida da família toda. O acompanhamento psicológico não só nos auxiliou a lidar com a pre-mudança, como nos preparou para enfrentar as possíveis dificuldades que encontraríamos pela frente…principalmente em relação ao choque cultural (termo que eu nunca tinha escutado). Foi super interessante porque ao chegarmos nos EUA sentimos muitas coisas que ela falou que poderíamos sentir…e nessas horas nós ríamos, lembrávamos dela falando e conseguimos tirar de letra. Nossa adaptação – minha, do meu marido e das chd, não poderia ter sido melhor…foi fantástica…sem sombra de duvida, atribuo a essa preparação que tivemos com o apoio da Lydia. Agradeço imensamente e recomendo uma preparação psicológica pra toda família que pretende passar um período fora de casa.
Janaina S. R.
Entre em Contato

Vai morar em outro país?

Agende uma preparação Psicológica.
Entre em Contato