A psicoterapia corporal infantil é um trabalho preventivo. Isso é o que mais me encanta e motiva. Atuando no desenvolvimento ainda na infância estamos facilitando a construção de um adulto saudável e contribuindo também para uma sociedade mais saudável. Trabalhar com a criança é também trabalhar com toda a estrutura familiar. Os pais, ou responsáveis, estão envolvidos em todo o processo da terapia. Eles são parte do processo e de fundamental importância. Trabalho com eles, pois precisamos estar juntos para entender o sistema familiar e o que aquela criança ou adolescente está passando. Preciso da parceria dos mesmos para promover a melhora da criança ou adolescente em questão. Dessa forma a terapia da criança e do adolescente passa a ser um trabalho transformador de todo o sistema familiar. E assim podemos construir e propagar grandes mudanças sociais.
No meu atendimento em consultório em Brasília (DF), utilizo técnicas de tratamento de trauma. As queixas de hoje muitas vezes tiveram início em situações perturbadoras do passado.
A criança expressa suas emoções, seus conflitos e sua história brincando. Ela atua na brincadeira aquilo que ela está vivendo e aquilo que ela precisa elaborar. Fazemos essa leitura pelo brinquedo que ela escolhe e a forma como ela brinca. As brincadeiras propiciam que trabalhemos questões importantes no processo de cada criança, como por exemplo, com o basquete e o boxe estamos trabalhando os pés o contato com o chão, estar mais consciente, mais conectado com a realidade e mais seguro. Já brincando de dardo é desenvolvido o foco, a concentração e a agressividade direcionada. Dessa forma entendemos e acompanhamos a criança em seu processo de desenvolvimento e resolução dos conflitos. Acompanhando aonde está a energia no brincar. E o brinquedo se torna a assim um valioso instrumento de intervenção.
As Técnicas utilizadas são o EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) – Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares e a SE (Somatic Experience) – Experiência Somática.
Diversos são os motivos que levam as crianças para terapia. Muitas vezes elas não conseguem lidar com as emoções pois não entendem o que sentem. Então o processo da terapia infantil passa por uma alfabetização emocional da criança.
É comum que a escola encaminhe por queixa de comportamento, relacionamento com os amigos, falta de atenção, dificuldade em lidar com a frustração, ou porque passam mal com frequência na escola. Todos esses são motivos que tem fundo emocional. E muitas vezes a origem está na história da criança ou no relacionamento atual com a família.
Outras queixas comuns, apatia, ansiedade, roer unha, doenças autoimunes, acessos de raiva, agressão aos amigos aos pais, introspecção excessiva, dispersão, depressão, medos, pânico e outras.
A terapia também é o espaço para aprender a lidar melhor com situações da vida como perdas, separações, novos irmãos, re-casamentos de um dos pais e mudanças.Ter um lugar neutro para poder falar livremente o sofrimento é muito importante nesses casos.