Sabem que existe uma Trilha do Amor!!! E eu estive lá em 2011! Poderia volta todo ano… ou mais… Mas isso ainda não aconteceu! Espero que bons ventos propiciem esse retorno em breve. Mas, nessa viagem escrevi muito e posso viajar novamente por essas lembranças. Como estamos, esse mês, falando do Amor! Resolvi resgatar e lugar do Amor na Itália e dividir com vocês.

Quem já foi sabe… 5Terre maio 2011 (36)
Quem não foi merece colocar na lista de desejos… sonhos!

(do diário de bordo, maio de 2011, Cinque Terre, Ligúria, Itália)
…Elas me adotaram na minha primeira noite. Estava pensando se seria tranqüilo eu fazer a trilha sozinha. Perguntei para um casal de senhores que estava na estação se tinha gente fazendo a trilha sozinha. Eles disseram que viram homens andando sozinhos. Não mulheres. A senhora falou: você acha uns amigos, não deve ser difícil pra você. E eu respondo não é tão fácil assim.

Mal sabia eu que poucos minutos depois as amigas estariam ali comigo. Elas estavam no mesmo hotel. E a noite enquanto eu tomava um vinho no bar da vila elas passaram, eu disse um Oi e puxamos conversa. Elas logo me convidaram para a trilha das 5 terras no dia seguinte.
Pegamos um trem para a primeira das Terras Monterosso Del Mare e de lá caminhamos subindo e descendo montanhas, penhascos, encontrando entre uma e outra cada uma das 5 Terras. Sempre surpreendentemente lindas.

A trilha, quase todo tempo, com vista do mar, no meio de plantações de uva. Região vinícola.

5 Terre 090Logo no início dessa trilha, nós que éramos 5,  estamos, sem perceber, caminhando com um grupo de 7 meninos, também americanos, recém formados. Como a de para o engajamento social dos americanos, que é de dar inveja, eles conversam aqui e ali e já na terceira vila estamos caminhando juntos. Agora éramos 12. Trilha gastronômica, pizza ao pesto com cerveja italiana na segunda vila, Vernazza. Sorvete de chocolate amargo com frutas da floresta na terceira, Corniglia. Na quarta, Monarola, mergulho no mar e banho de sol nas pedras. E na quinta, nossa casa, várias garrafas de vinho com morango e foccacia ao por do sol nas pedras. Riomaggiore nos recebe depois de um dia inteiro de caminhada. Saímos as 11h e voltamos por volta das 7h da noite. O sol estava se pondo à nossa frente quando quase perdemos o espetáculo quando um dos meninos grita: baleia!

Eu sem acreditar fico olhando… e lá vem ela… subindo e descendo mostrando seu dorso, seu rabo, para completar a magia da terras da Ligúria.

5Terre maio 2011 (71)

A Trilha do amor

O caminho de Monarola para Riggiomare é a trilha do amor. Os 12 já estavam de papo, falam sem parar. Eles estão na idade que não pensam sobre o amor atuam diretamente sem pensar. E eu fui atrás com as minhas viagens… eles nem viam o que estava ao redor envolvidos com o conversê. E eu encantada com o amor espalhado no caminho. As pessoas escrevem nas pedras, nas folhas, deixam mensagem, “Eu te amo” em todas as línguas e cadeados por todos os lados.

5Terre maio 2011 (65) (1)Aí percebo que a mandinga é deixar um cadeado preso em alguma argola nas pedras, nas grades em qualquer lugar que conseguir prender pelo caminho. Não tenho cadeado na bolsa… ai, ai, ai! Quem me conhece sabe que sou chegada em uma mandinga, ritual, ainda mais para o amor. Vejo a placa “cupido” vários nomes em volta. Tenho uma caneta e coloco meu nome lá bem no meio das letras C U P I D O.

5Terre maio 2011 (73)Quase na saída vejo que algumas pessoas colocam fitas amarradas e lembro que tenho um saquinho de filó branco com uma fita de cetim aonde esta guardado meu anjo da guarda, dado por minha irmã do coração, na véspera da minha viagem. Então tiro a fita e amarro em um grande parafuso incrustado na rocha e deixo ali registrado o meu desejo de amar. Aliás, estamos nessa vida para isso: amar!

Hoje minhas amigas se foram mais deixaram um convite para eu encontrá-las na Croácia daqui a pouco mais de uma semana. Recebo o convite com vontade, mas sem querem precipitar a programação. Croácia já era minha intenção antes de sair do Brasil, mas não sei se quero sair da Itália agora. Não estou querendo sair nem das “Cinque Terre”. Estendo minha estadia para mais 2 noites, com a intenção de se estender mais. Estou meio aos cenários que tantas vezes vi em filmes e queria estar.

Não quero só ver, quero estar, voltar, sem me apressar. E foi o que fiz hoje!
Um beijo ao pesto pra vocês!

(20 de maio de 2011, Riomaggiore, Ligúria, Itália)

Fazendo esse post agora em 2016 ainda sinto o gosto do pesto e os cheiros daquele lugar…
(Dia 24 de maio de 2011)
Confesso aqui que ontem comprei o cadeado e prendi e5Terre maio 2011 (74)m um ponto lindo da trilha aonde apaixonados param para tirar fotos. Quis colocar em outros lugares mas descobri que o meu cadeado não era tão grande, como o de outros… então as pessoas vão prendendo os cadeados uns nos outros. E foi assim que fiz. O meu está lá preso em um, que está preso em outro e em outro… achei uma linda imagem. Um emaranhado de cadeados do amor. Uma força conjunta nessa dádiva de amar.

A trilha do amor liga a cidade que estou a próxima (Entre Riomaggiore e Monarola), são 25 minutos de caminhada, na encosta a beira mar. Lindo! Sempre é uma desculpa passar por lá. A volta de um jantar em Monarola. Indo para praia vou pela trilha e pego o trem na cidade seguinte..

E5Terre maio 2011 (132) assim fiquei para lá e para cá nessa trilha linda e inspiradora por 10 dias! O por do sol coloria o cenário com um rosa suave rosa borrifando o amor e encantamento pelo ar. Amor pela vida! Por existir! E poder sentir! Coisa boa voltar à essa experiência e trazer esses ares para esse momento de construir e concentrar energia para o Workshop O amor e suas Vicissitudes, em Setembro próximo (2016), em Brasília.

Veja mais e reserve seu lugar! Experiência única! https://lydiajoffily.com.br/evento/workshop-o-amor-e-suas-vicissitudes/

Beijo no coração! Seguimos nesse exercício de abertura ao amor! Lydia

Imagens que inspiram:

5Terre maio 2011 (62)5Terre maio 2011 (63)5Terre maio 2011 (17)5Terre maio 2011 (72)5 Terre 027    5 Terre 097   5Terre maio 2011 (14)5 Terre 0935 Terre 096