Dia das Mães?
Todo dia!
Mas só quem é mãe sabe que essa celebração precisa ser diária. Pois diários são os desafios.
Cada olhar é um presente!
Cada: Mamãe! Uma canção!
Cada gracinha! Um show!
Cada Colo! Uma experiência de conexão absoluta!
Festejo maior que esse não existe!
Nesses breves instantes de festejos diários, as dificuldades, o cansaço, a falta de sono… tornam-se secundárias. Porque o que se vive, o que se sente, o que se transforma com esse Estar Presente Com um Filho é algo que vale toda uma vida! Isso é o que verdadeiramente importa.
Não se preocupe tanto se você é uma boa mãe. Somos todas apenas Suficientemente Boas. E isso basta! Pois na incompletude está a beleza da vida. Assim também podemos ter filhos suficientemente bons, que erram, que tem dificuldades e que são quem eles são. Assim seremos menos exigente com a gente, mães, e menos exigentes com o filhos. Que alívio, para eles. E pra gente.
Ter a permissão, o tempo e o espaço para SER é o melhor presente que podemos dar aos nossos filhos. E para nós mesmos.
Porque o amor precisa ser antes de tudo livre.
“Vá filho! Vá em busca da sua liberdade! … da sua identidade… só assim poderemos fazer uma verdadeira aliança…” (Inspirada pelas palavras de Leloup em relação ao bem amado, transposto para relação mãe-filho).
Ofereça os limites necessários para que seu filho SEJA, e se realize em todas as suas possibilidades. Isso está para além de nossas expectativas. Não podemos alcançar com essa mente racional tudo o que um filho pode ser. Apenas acompanhe a uma certa distância, para que, você possa estar presente quando ele precisar, e não estar presente quando ela não precisar.
Ser mãe é fazer-se absolutamente necessária para logo depois tornar-se pouco a pouco desnecessária. Porque seu filho que precisa ocupar esse lugar de importância, na construção da sua própria vida, rumo a independência e autonomia.
Por isso esteja sempre em contato com quem você é, com quem você sempre foi. Em contato com esse núcleo sagrado, criativo, feminino e fecundo para assim podermos estar seguras para amar, e deixar ir. Porque estamos apropriadas da nossa existência para além do ser isso ou aquilo. Para além do ser mãe!
Feliz cada minuto da existência de mãe!
Encontre a sua celebração pessoal, hoje o dia é seu! Só você saberá o que precisa e que te faz bem.
Aproveite essa energia de amor e gratidão que circula nesse consciente e inconsciente coletivo hoje.
Lydia Mãe e Psicóloga.
Dia das mães 2016
Deixar um comentário