Leio, releio, treleio e cada vez um mergulho mais profundo…

Infância A Idade Sagrada, Anos sensíveis em que nascem as virtudes e os vícios humanos, de Evânia Reichert, é um dos livros que indico no Grupo de Pais. Porque é um livro profundo e de escrita clara.

Evânia traz os conceitos da abordagem Reichiana no desenvolvimento infantil. Fala muito bem sobre autoregulação, compulsão à educar e dosagem ótima. Três importantes conceitos para entender como criar seu filho seguro para que possa se desenvolver rumo à autonomia.

Para os pais, um capítulo em especial traz os padrões de educação: o que acontece com a criança quando se frustra demais e quando se satisfaz todos os desejos? É tão importante termos consciência de como educamos, para que educamos. Essa consciência já é grande parte da mudança.

Depois discorre sobre as etapas de desenvolvimento da infância e suas funções básicas. Pontua aonde está a energia no corpo em cada fase. E ainda correlaciona as fases com suas possíveis fixações, caso haja falta ou excesso em algum momento. E levanta que patologias essas fixações podem gerar. Essa última parte talvez mais voltada para profissionais da área da saúde e educação mas não menos interessante para os pais.

Toda a obra de Reichert levanta um questionamento sobre o ínicio da vida e a formação do vínculo entre pais e filhos. Como é urgente a crítica à educação nos tempos de hoje e o resgate do saber primitivo, o “saber com as entranhas”.

Pais com tantas informações muitas vezes se distanciam do que mais importa o contato, a conexão, o amor!

Sou grata por encontrar um livro como esse justamente no momento em que conduzo tantos grupos de pais. Essa leitura teórica acrescenta à vivência terapêutica transformadora que é única em grupos.

Meus agradecimentos e parabéns à Evânia Reichert por esse movimento.

Movimento do amor e transformação do mundo pelo investimento nas relações.

Leia mais, assuntos relacionados:

E se tiver interesse em participar do Grupo de Pais, entre em contato! Novas turmas à cada semestre, deixe seu nome, porque mantenho uma lista de interessados.

Boa leitura!